Após a ilha do Maio, foi a vez da ilha de Santo Antão receber a formação sobre Gestão Financeira, destinada a agricultores e criadores. Entre os dias 10 e 15 de março, as sessões de capacitação foram divididas entre sala de aula e visita às parcelas agrícolas dos participantes.
A formação foi realizada no âmbito do projeto CIRAWA – Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental, sendo a mesma ministrada pelo formador Hélder Fernandes.
Durante a semana de capacitação, foram abordados vários temas essenciais para a sustentabilidade dos negócios agrícolas, mas também assistência técnica nas suas parcelas, permitindo ao formador conhecer melhor a realidade da produção local e identificar desafios específicos.
No final da capacitação, o formador e os formandos definiram três passos essenciais para a sustentabilidade dos negócios agrícolas:
- Registo das atividades (vendas/despesas);
- Poupança;
- Separar os gastos pessoais dos gastos do negócio agrícola.
Em Cabo Verde, o projeto CIRAWA está presente nas ilhas de Santo Antão e Maio, sendo coordenado regionalmente pela ADPM Mértola, com a parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA, da AJACM – Associação dos Jovens Agricultores de Casa do Meio e da Associação de Mulheres do Planalto Leste – Amupal – Casa das Caldeiras.
O CIRAWA é financiado pela União Europeia no âmbito do programa Horizon Europe.