Formação sobre Agroecologia na Ilha do Maio, Cabo Verde

Agricultores da ilha do Maio, técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente do Maio e Santo Antão e de outras entidades, participaram numa Formação sobre Agroecologia entre os dias 22 e 24 de maio. A capacitação foi realizada no âmbito do projeto CIRAWA – Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental.

A componente teórica da formação foi ministrada online pelo especialista em agroecologia Eng. Alfredo Sendim, da Herdade do Freixo do Meio, e teve como objetivo reforçar o conhecimento dos agricultores e técnicos nas áreas agroecológicas. Os temas abordados foram:

  • Agricultura industrial e Agricultura Agroecológica;
  • Formação de Solo e Alterações climáticas;
  • Práticas Agroecológicas.

Os técnicos de Santo Antão partilharam experiências em Agroecologia e a luta contra as pragas atraves de produção de biopesticidas e biofertilizantes.  

A formação foi complementada com a componente prática, tendo sido realizada uma visita a um campo forrageiro, em parceria com o Projeto Maio 2025.

A continuidade desta formação será realizada no mês de agosto, altura em que também será instalado um campo experimental. Neste espaço serão testadas as técnicas agroecológicas mais adequadas ao clima da ilha do Maio.

 

Share this news article